quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dia D!

Se há em mim todo um desejo de criar uma ligação - de preferencia para a vida - uma serie de questões se levantam. Não sei se devido ao cansaço ou pensamentos provenientes de um interior sequioso de tanta coisa,  dei por mim a pensar e uma vez mais a partilhar receios e desejos. 

Há uns meses atrás, num banal dia de compras no dia da mulher, acabei à conversa com a extremamente simpática e profissional Senhora que me atendeu. Não me recordo a idade mas estava uns anos acima da minha, não creio que o suficiente para poder ser minha mãe. As conversas são como as cerejas e de um vestido chegamos às coisas da vida e de uma relação. Alguns desabafos - acontece-me com frequência quando vou às compras, não sei ao certo o motivo, mas simplesmente acontece. Falo, oiço e acabámos mesmo por comentar algumas inconfidências femininas. E assim foi. Fiquei a saber que a Senhora tinha uma relação, mas que gostava de a ter em casas separadas. E falou das vantagens e desvantagens!

Na altura pensei que fazia sentido o discurso. Outra idade, outras vivências e falta de disponibilidade para a função de dona de casa no sentido de ter a obrigação de lavar cuecas e passar a ferro. Compreendi o ponto de vista e discordei porque penso em constituir família, repartir tarefas e ter “o” pai a acompanhar tudo.


E foi ao pensar voltar à loja que recapitulei tudo e fiquei a pensar nos prós e contras de morar juntos e partilhar um mesmo espaço. Nunca vivi junta. Só mesmo em férias e fins-de-semana! O que torna tudo muito cor-de-rosa. Não chegámos ao ponto de saturação nem tão pouco de arrependimento. 

E o meu lado dramático despertou.


É fundamental haver respeito de parte a parte. Sim, claro. É muito bonito na teoria. Mas por exemplo, não vai haver a altura de reflexão a sós após uma discussão, porque afinal a partilha passa por ai e é um espaço comum. Ou um fica na cozinha até passar a neura e o outro na sala? É que só sei lidar com a parte em que cada um vai para a sua casa e falamos umas horas mais tarde ou vemos-nos no dia seguinte. Não nos vamos chatear porque ele quer ver a bola, mas se for do clube do outro lado da segunda circular e só vir o respetivo canal, já me vai incomodar e então como resolvemos? Duas televisões? Sorteamos? É à semana? Só vemos as series em comum? Deixar a tampa da sanita aberta não me incomoda, mas deixar a cozinha desarrumada já não vou achar piada.  Há um plano para minimizar estas catástrofes familiares antes que aconteçam sem recorrer a produtos químicos? - por acaso há e manhã digo-vos qual! “Ah e tal adoro fazer-lhe o pequeno-almoço” sim, claro. Mas se morarem juntos, ele/ela vão fazer todos os dias o pequeno-almoço? - Se sim, digam que eu quero muito saber o segredo. Como é que falo com a minha melhor amiga, sem que ele oiça? Duplicam os jantares semanais? 

O segredo está no pacote “tudo incluído” do amor? Que inclui: paciência, cedência, ajustes de parte a parte? É que me soa tão a cliché que só posso ser uma insensível.


Se bem que, acordar em “conchinha" todos os dias vale tudo… Ou isso também muda!?!

8 comentários:

  1. Ora aí está. Também quero saber ...
    Talvez nenhuma das situações seja a ideial. Será que depende se as pessoas são confiantes, resolvidas, autonomas ou se são carentes, inseguras?

    ResponderEliminar
  2. ‘O segredo está no pacote “tudo incluído” do amor!’

    Se é verdade que as perguntas mudam constantemente de tempo e de lugar e que nos obrigam a procurar as melhores respostas para lhe dar, há uma que deve permanecer inalterada no espaço e no tempo: o Amor.

    Só ele pode ser sentido de forma segura, forte e serena. E dar as respostas todas às perguntas que colocas, da forma mais natural possível.

    E é tão importante lembrar (em modo exercício diário) as razões que nos fizeram apaixonar um dia por ‘aquela pessoa’.
    Porque a vida é feita de pormenores, de sinais que nos dão certezas, de palavras que nos enchem o peito de ar e nos ajudam a respirar fundo, e pensar que apesar dos dias cinzentos, dos dias que precisamos de espaço e da nossa (sempre e para sempre) necessidade de tempo para nós mesmos, continua a fazer sentido estar e partilhar, aquilo que acreditamos ser para toda a vida.

    E é nesses momentos, em que fechamos os olhos e respiramos fundo uma e outra vez, sentimos a nossa pulsação primeiro descompassada, depois serena - os pensamentos alinham-se e temos, de novo, a certeza, a maior certeza de todas, que a vida depende, em tudo e acima de tudo - das nossas escolhas.

    Se fizermos as escolhas mais acertadas e ditadas pelo coração, todas essas questões de que falas são facilmente respondidas e passam a ser ‘tratadas’ com a maior naturalidade do mundo.

    ‘Trabalhar’ em conjunto, correr atrás dos sonhos, levantar a cabeça depois de cada queda e de cada empurrão, traçar novos planos, sonhar novos sonhos e não desistir nunca; acreditar e voltar a acreditar. Vale muito, muito a pena.

    Para quem, como eu, acredita que o Amor é a melhor coisa que podemos sentir - as questões que se levantam sobre uma vida em comum, são e serão sempre questões menores.

    A base – O respeito!

    O intermedio - 'Acordar em conchinha!' :)

    O segredo – O Amor, sempre o AMOR!

    ResponderEliminar
  3. Uma relação é a coisa mais dificil do mundo por isso mesmo: conciliar. Conciliar espaço, feitios, gostos, cedencias... arre! Era mais facil uma licenciatura em fisica quantica! Mas pronto, quero acreditar que valha a pena e não seja impossivel.

    ResponderEliminar
  4. Todas as questões que colocas passam pela minha cabeça algumas vezes, eu como tu, tambem nunca partilei um espaço a 100%. No entanto entendo que se gostarmos muito, muito dessa pessoa, todas estas coisas se tornam pacieveis e que não nos farão pensar assim tanto.

    Acho mesmo que pensamos demais nestas questões porque realmente estamos tão abituadas a estar sozinhas que qualquer pormenor desta natureza nos mete a pensar em demasia...

    Mais uma vez PeterPan é maravilhoso nos seus comentarios...

    ResponderEliminar
  5. Que saudades de acordar em conchinha :/
    Só sei que cada vez mais, está difícil falar-se de amor, acho que muita gente confunde amor com sexo. E vai daí, que isso do "amor para sempre" está cada vez mais raro.

    ResponderEliminar
  6. Eu acredito no Amor! E acredito que é ele que faz deixar de pensar nessas perguntas todas que colocas.
    Por mais dificil que seja encontrar 'o' Amor da vida , quero continuar a acreditar que ele esta perto e que um dia sai ao encontro do meu caminho!

    Adoro as palavras do PeterPan, é raro, isso sim, encontrar um rapaz que sinta e escreva desta maneira.

    Oh Amorinha e que tal conheceres o PeterPan?! ihih (olha a minha veia casamenteira a emergir)

    Continuação de boa inspiração.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Segredo para o pequeno-almoço?! Somente a vontade de acordar e viver o dia junto da pessoa que amas, aproveitar ao máximo com a energia disponivel... Bem melhor do que viver num sonho, em mais um que alimenta mas não realiza. Sonhos há muitos, vida só uma!

    A vida é feita de decisões e riscos e não teria piada sem. A cada decisão que se assume e risco que tome acaba-se por descobrir um pouco mais, o que realmente queres e o que é importante para a tua vida! Não vivas dessa forma com tantos "se's" pois a vida torna-se realmente magnifica quando sais fora da caixa, fora da zona de conforto...
    Não existem contos de fada nem fábulas perfeitas, a vida não é perfeita nem fácil. E que piada teria se fosse?
    Mas posso garantir que a vida é mágica, apaixonante, de aventura, a vida deveria ser o nosso próprio sonho, sem dúvida...

    Amorinha, por muito dificil que possa parecer, não penses tantos, não receies tanto, apenas vai, vai para o vento te levar acreditando sempre e degustando cada pedaço de vida, de sonho que te seja oferecido e quantos ao pesadelos, aprende com eles, usa-os para serem únicos e actos isolados.

    Acima de tudo sê feliz e segue sempre... O vento... Enquanto o puderes sentir!

    ResponderEliminar
  8. Conheci o teu blog hoje.
    Estive a ler todos os post e comentários. E Adorei! Adoro a forma como escreves e como contas as tuas histórias.

    Revejo-me em muito do que escreves, mais curva menos curva, acho que a maioria das solteiras na casa dos trinta já passaram por situações idênticas.

    É engraçado porque te vejo como eu, uma romântica escondida no meio de dúvidas e medos.
    Eu quero viver um sonho, um sonho bom com alguem que me mereça. E aguardo serenamente e com tantos medos como tu (chego a ser ridicula com o sexo oposto lol ).
    Gosto dos teus 'ses', são eles que nos mantem os pés no chão, quando por vezes parecemos andar com eles bem no ar.

    Quanto aos comentários bem, eu e como pelos vistos algumas das tuas leitoras, também adoro os comentários do PeterPan. Os meus parabéns PeterPan, és com certeza um ser sensível e muito querido.

    Amorinha continua a escrever que eu agora já não "despego" :D

    ResponderEliminar