terça-feira, 9 de setembro de 2014

Tudo a seu tempo!

Sempre fez parte do meu imaginário o dia do casamento. Por todos os motivos associados mas em especial por vestir o tão desejado vestido de noiva. Recordo-me de congelar em frente às montras e transportar-me para o mundo encantado de um dia que ainda não aconteceu. 

E sempre pensei: como se escolhe o vestido para um dos dias mais importantes da vida? - dizem! E numa das visitas à loja dos sonhos - a acompanhar orgulhosamente a minha afilhada - a vendedora respondeu: É tão complicado escolher o vestido, quanto o noivo. Mas no dia em que o vestires sentirás que é o ´tal´. E esta frase - mal a Senhora sonha - nunca mais me saiu da cabeça. 

Porém, como acho que tudo a seu tempo, com o vestido tem sido igual. Lembro-me de achar que ia modo princesa. No outro dia, numa das publicidades das redes sociais salta-me não um vestido mas ´o´ vestido. De princesa pouco tinha. Mas tinha tudo o que os trintas pedem: elegância, maturidade, sofisticação e muito glamour. Apaixonei-me. Depois lembrei-me que o processo é ao contrário. E que escolher o vestido é a última parte, a cereja no topo do bolo.

Imaginei. Sonhei. Acordei. 

Continuo a sonhar. E se há alguns anos - décadas! - sonhava com o vestido de princesa e esse gosto se aprimorou - tipo o vinho do Porto. O mesmo se passa com o noivo. Que deve de estar algures numa pipa de carvalho, mais do que amadurecido, perdido, a respirar por uma palhinha e a pedir socorro! À espera da Princesa, sem o respectivo vestido. 

Romancear a vida, o que de bom e mal ela tem, tem os seus encantos. E no meio das fases menos boas, nada como sonharmos, para abrir horizontes e acreditar, que o amanhã pode ser surpreendentemente colorido. Embora hajam dias em que apetece mandar o romantismo às urtigas.

Vou continuar a sonhar, porque se o sonho comanda a vida, quero comandar os meus.

6 comentários:

  1. Os nossos sonhos guardam uma determinada arrumação na nossa vida.
    Fazemos as nossas previsões e esquemas. Mesmo inconscientemente vamos traçando uma espécie de guião para o que a vida será... E é importante nunca dar por terminado o fluxo espantoso dos nosos sonhos e a capacidade que eles têm de nos fazer sorrir.
    Os sonhos são uma curiosa adição de parcelas e encontros da alma, que nós dominamos apenas em parte, mas que é imperativo ‘comandar’!
    E não podemos desistir de cultivar as nossas esperanças. Pelo contrário! Devemo-nos aplicar aos sonhos, como um jardineiro se entrega paciente ao seu jardim.
    Os nossos sonhos merecem o afinco quotidiano, merecem o nosso andar apressado; valem a paixão que nos empurra para o interior do tempo todos os dias.
    Os nossos sonhos reflectem-nos. E quem nos quiser conhecer profundamente, aceite-nos ouvir falar daquilo que sonhamos.
    Eu aceito!!

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, tão lindo mesmo!
    E esta sintonia é uma coisa maravilhosa!

    ResponderEliminar
  3. Aii sonho tanto, mas tanto como tu que até chateia. Mas não desisto! Gosto dos meus sonhos, assim como tu, óh se gosto.
    E estava com muita expetativa para ver o comentário de um rapaz a um post destes, tão lindo e feminino.
    E pronto já me surpreendes te PerterPan.

    ResponderEliminar
  4. Pergunto-me, muitas vezes, como se pode agradecer a quem nos ajuda a entender melhor tudo aquilo que pensamos e sonhamos?!
    Como se agradece a quem nos faz voltar a sonhar?!Como se agradece a alguem que não se conhece, mas que faz a nossa vida um pouco mais colorida ao sabor de um post e de alguns comentarios.
    Obrigada a vós! Têm sido muito importantes para mim.

    ResponderEliminar
  5. Não sei como vim aqui parar mas, porque o tema é interessante, não vou sair daqui sem opinar.
    A vantagem do casamento é o facto de ser uma oportunidade praticamente única de reunir a familia toda no mesmo dia e com um único objectivo, o de festejar a união entre duas pessoas. A grande desvantagem é a perda de liberdade, sobretudo para, quem como eu, adora "voar como um passarinho".

    ResponderEliminar
  6. Ahahahaha! Ri-me agora a imaginar o pobre do homem com a palhinha na boca! lololol Mas brincadeiras à parte, e na maior parte do tempo sou positiva e sei que fiz as melhores escolhas p mim, tenho de confessar que, por vezes, atravessa-me um pensamento cheio de pontos de interrogação: "Será vou ficar sozinha p sempre?"

    ResponderEliminar