domingo, 4 de maio de 2014

Um dia especial...

Não me incomoda não ter uma relação, sei que mais cedo ou mais tarde vai acontecer. Com o avançar da idade tudo acontece - naturalmente - com maior rapidez. Do coração, vivo muito bem com essa condição. Mas o que me faz pensar é que vou ser uma mãe mais velha do que gostaria.

A minha mãe foi precoce neste sentido. O que faz com que tenhamos somente dezassete anos de diferença. Fazendo contas, de forma divertida – se fosse hereditário - eu já poderia ser avó! Mas, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. E cá estou eu a contrariar a cronologia da árvore genealógica.

Fico felicíssima quando as minhas amigas/os anunciam a boa nova e amo os filhos deles. Acompanho as evoluções e preocupações. O que acaba por me tranquilizar para umas coisas e preocupar para outras. Como se tivesse workshops completos e variados sobre o tema. O que me aguça mais o desejo.

Não sonho com príncipes encantados montados em cavalos brancos nem com pessoas perfeitas. Tento esquecer os estereótipos e ajustar a “chek list”. Mas muito provavelmente, a minha exigência não facilita. Paciência. Estou tão calma que me dá a serenidade necessária para escolher com cabeça e com o coração. Tenho saudades do estômago a borboletar. Mas quero o “tal”. Não mais “um”. Quero a pessoa certa para ser o pai dos meus filhos e o companheiro para a vida.

Se pudesse ter escolhido, teria sido mãe por volta dos trinta. Uma boa altura, penso. Antes não. Precisava deste tempo que tive para mim. Também acho que não teria a maturidade necessária para a educação que hoje sei que gostava que o meu filho tivesse. Por outro lado, não fui mãe porque não quis – já dizia a “bruxa”. Mas só sei e acredito que fiz as escolhas certas, porque não aconteceu. E ainda bem. Agora sei que vou desempenhar tão melhor o meu papel.

O meu relógio biológico há muito que toca. Sinto-me incompleta.

Não perco noites a pensar, mas suspiro… Digo-o com um sorriso: Príncipe aparece, quero tanto ser mãe!

11 comentários:

  1. Gostei muito de ler estas palavras e identifico-me tanto com elas! Também partilho a preocupação de ser mãe mais velha, pois se um dia concretizasse esse sonho gostaria de ainda ter a energia e criatividade que hoje tenho e partilho com o meu sobrinho! Obrigada "Solteira aos 30" pelo blog, existem alturas que precisamos de limpar o cinzento que paira sobre o nosso coração e que faz pesar tanto os meus 31 anos :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto e acima de tudo identifico-me com o que referiste!

    ResponderEliminar
  3. Acho que é essa a grande diferença entre os 20's e os 30´s: deixamos de querer apenas mais uma relação e passamos a procurar "a" relação...

    ResponderEliminar

  4. 'As palavras ditas distinguem-se das escritas.
    As primeiras parecem voar, as segundas ficam.
    A coragem de quem ousa escrever é compensada com uma honra desconhecida daqueles que não assumem o risco de se escrever.
    Há, no entanto, um restrito número de pessoas que vivem de acordo com valores mais altos, para quem a palavra dita tem ainda mais valor que qualquer escrita. Estas, sabem quem são, arriscam-se a sentir e a mudar o mundo, prometem-se em palavras, conhecem o seu valor... e o desvalor dos esquecidos e de todos os demais mentirosos.


    O amor capaz de felicidade não é um desejo, porque não visa a sua própria satisfação, mas sim uma forma de ser. Sendo, simplesmente.
    Não busca capturar o outro para dentro de si, mas tão-somente conseguir que quem o sente seja quem é. Como se quem ama se desse conta que é apenas a metade da construção de um verdadeiro sorriso.'

    Não sonho com princesas no cimo de castelos, nem em cabelos longos por onde possa trepar...Tento esquecer os estereótipos e ajustar tudo o que é passível desse ajustamento. Mas cada vez mais a vida me mostra que a verdadeira inocência esta na maneira como nos relacionamos e da certeza do que queremos na vida e para ela...

    Bem sei que Relógio biológico é coisa de rapariga, mas confesso que me entristece bastante a ideia de ser pai demasiado tarde (ou velho mesmo) o que me faz aguçar em demasia a vontade de ser pai!

    Tudo a seu tempo, dizia-se!
    Ps- mais um Excelente texto Amorinha, como todos os outros :-)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o Texto, revejo-me em tudo o que escreve.
    Não considero um mal do mundo, mas cada vez mais, é um mal de quem chega a nossa idade, completamente só ou sem parceiro.

    Continue a brindar-nos com a sua escrita lindíssima, tenho adorado "conhece-la"!

    Uma palavra para PeterPan: Maravilhoso!! A sensibilidade que demonstra é adorável! Agradeça todos os dias essa sua ternura.

    ResponderEliminar
  6. Muitos obrigada a todos pelas tão carinhosas palavras. Do coração, obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Querida Amorinha,
    Fui mãe aos 37 e hoje com 44 sou a mãe mais feliz do mundo...Tudo tem o seu tempo acredita. Não existem princípes, nem princesas, apenas seres maravilhosos reais que querem encontrar alguém que as ame significativamente! Gosto muito das palavras do Peter Pan. É tudo isso mesmo!

    ResponderEliminar
  8. Identifico-me tanto com estas palavras....é um sonho imenso....mas bem guardado no fundo do baú para não sofrer por ansiedade....

    ResponderEliminar
  9. Olá!!

    Encontrei o blog por acaso, achei "piada" ao nome e comecei a ler os textos... Em quase todos me identifiquei com algumas situações que me fizeram sorrir/rir...

    Achamos sempre que há coisas que só nos acontecem a nós, mas afinal... :)

    Vou continuar a segui-lo e obrigada pela partilha.. parece que afinal não estamos assim tão sozinhos ;)

    ResponderEliminar
  10. Blog interessante!!! As pessoas que vão e vêm na na nossa vida , deixam sempre alguma marca que nos irá acompanhar para o resto da vida, como se fosse uma cicatriz no coração assim dizendo!! Depois quando lá surge uma música/filme/Momento, lá nos lembramos daquela pessoa que nos marcou!!Ora lembramos daquela pessoa que não deveria ter sequer uma oportunidade, quanto mais a segunda!! Ora aquela pessoa que nos marcou imenso de maneira positiva, mas que o destino não quis que fosse " a tal". Acredito que as coisas acontecem por uma razão, e as pessoas entram na nossa vida por uma razão, a qual iremos saber no futuro qual será!! Sei que acima de tudo que nunca poderemos gostar mais de ninguém do que nós mesmos!!! Correndo os risco deixar de viver por nós, mas assim apenas para a pessoa que se ama!!
    Viver em função de alguém não será saudável, mas conciliar vivências será o que deverá ser!!
    Ora aos 30 anos solteiro, tenho uma panóplia de experiências que foram vividas que, acredito que me irão ver as coisas de outra perspectiva, pois não aprender nada com o que vivemos anteriormente seria deveras desastroso!! No entanto terei que confessar que o processo de encontrar " o tal" ou " a tal" será um pouco como o vinho do Porto. Requer uma apreciação mais elaborada e mais requintada, pois já temos algum conhecimento de causa de " outros vinhos".
    O processo de separação é bastante doloroso e moroso também, o que perfaz com que uma pessoa fique sempre um pouco renitente aquando de uma futura relação!! Já temos outros conhecimentos , outras vivências, talvez um pouco mais céptico, mas a realidade é que todos nós merecemos o nosso lugar ao sol!! Que venha tarde, mas seja para a vida!!! " Depressa e bem, não há quem !! Tudo vai correr bem, basta acreditar .

    ResponderEliminar