sábado, 19 de julho de 2014

Problemas de um coração.

Esta semana passei mais de metade das horas dos dias no hospital - naquele que foi noticia por razões menos positivas.

Durante essas horas, intermináveis para quem espera, bebi até à última gota as historias. A historia de cada um dos que na hora de medo, contavam o que de mais marcante viveram. E todas elas- todas! - acabavam com uma historia de amor.  Do mais calmo ao mais irreverente. Dos que ainda tinham as suas mais que tudo ao lado aos que as recordavam. Todos falavam da importância de um pilar e de uma família. 

Os olhos brilhavam quando o tema era o lado sem dor do coração que agora fraquejava.

Em comum todos tinham: um coração muito debilitado e as famílias com o coração na mãos.

E de todas as que conheci. Houve uma especial.

O “Bom Vivan” como ele mesmo se apelidou. Tem 68 anos, nascido e criado num dos bairros mais problemáticos de Lisboa. Teve a escola intensiva da vida. Dizia que a tinha vivido da melhor forma que pode. Fez tudo o que lhe apeteceu. Mas que feliz, feliz só tinha sido nos 8 anos que fora casado com a mulher que enfrentou tudo e todos por ele. Sem olhar às origens nem aos “rotolos”. Uma mulher que sendo de uma classe social bem diferente, se limitou a ouvir os batimentos acelerados do seu amor - adoro! Uma doença prolongada roubou-a prematuramente. Não teve filhos. Mas que se agarrava a esse amor para recuperar do AVC - depois de ter superado a grande prova da operação - que lhe roubou a fala durante semanas. O orgulho e saudade estampados no rosto, na voz e nas lágrimas que discretamente limpava. Nunca mais o vi, espero que esteja bem. A viver a vida.

E o meu avô. Não tão fácil de apresentar, porque é o meu. Os seus 80 anos de historias batiam a léguas os Lusíadas em aventuras, um dia faço uma compilação tipo a Anita. Já estou a imaginar os títulos “o meu Avô na …”.

Casado há 58 anos, com filhos, netos e bisnetos. Com uma vida repleta de altos e baixos, mas com uma força de viver invejável. O problema dele não era que alguma coisa corresse mal na cirurgia. O grande drama, era se a minha avó se voltava a apaixonar. Ou seja, uma cena de ciúmes antes desta grande prova, a do coração - no verdadeiro sentido da palavra.

 Espero que cirurgia cárdio-torácica que o encorajamos a fazer para que recuperasse a qualidade de vida perdida nos últimos tempos, seja mais uma a contar no próximo jantar de família, combinado para quando regressar a casa. O sorriso com que acordou, fez-nos respirar de alivio. Os dois avc´s que se seguiram quando já se fazia a contagem decrescente para ter alta, apertaram-nos o coração. A esperança de que tudo vai correr bem - e que o meu Avô não se vai ter de preocupar com a concorrência - encoraja-nos a cada visita. O meu contador de histórias está agora com uma nova dicotomia. Tão difícil de entender quanto de aceitar. Tudo tinha corrido tão bem. A sua energia fora também roubada pelos escassos segundos como se de um sismo se tratasse - ainda que de escala reduzida - roubou-lhe a fala e o movimentos do membro superior direito. Podia ter sido pior, podia. Mas também podia não ter acontecido e tudo ter sido um sucesso. É a vida.

Não há idade para amar. E um amor, é sempre um amor.


Amo-o o tanto, que até prometi esquecer o que ele me disse no Natal.

 “Vou pedir ao tempo, que me dê mais tempo,” tenho de olhar para si.

9 comentários:

  1. Vai tudo correr bem Amorinha, e esse coração de 80 anos ainda vai bater mais 10 ao lado da sua amada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, assim espero Amorinha :* Obrigada por tudo. Beijos!!

      Eliminar
  2. Quando as pessoas se gostam de verdade, sejam amigos, amantes ou família - o tempo - é sempre pouco quando estão juntos, quando partilham.

    - Ou passa sempre depressa demais. ...

    - Ou nunca chega para todas as conversas. Nunca dá para todas as histórias, que se querem contar, para todas as músicas que se querem ouvir, para todos os programas que se querem aproveitar... Simplesmente - Não chega!

    Uma treta! Ainda agora começamos a falar ou ainda agora ali chegamos, e já temos de ir... Mas sabe bem sentir que, com essas pessoas, o tempo passa a correr, e que ficam coisas por falar para o próximo encontro’, no próximo telefonema, na próxima conversa –‘ porque nesta’ - já não deu!

    As pessoas que ’contam’, as que ganham estatuto ‘cá dentro’ - são aquelas em que o tempo nunca chega para dizer tudo, fazer tudo, partilhar tudo.

    São aquelas em que o tempo sabe sempre a pouco… E por isso - sabe a tanto!

    O tempo - as horas, as semanas, os meses - são o teste do algodão.

    Tudo o que é verdadeiramente bom, não se esvai com o tempo, não fica menos forte, não se gasta. Pelo contrário, tudo o que nos faz bem, tudo o que nos faz melhores pessoas - fica sempre maior com o tempo.

    Sim, maior! - porque uma amizade a sério, não é aquela que apenas, dura para sempre - é aquela que cada dia, é mais próxima.

    Porque uma paixão não é aquela que apenas dura - é aquela que cada dia nos rouba mais lucidez.

    Porque um amor de verdade, não é aquele que nos preenche todos os dias - é aquele em que todos os dias, são poucos para o viver.
    Porque o amor da família não é daqueles que se esgota, nem no tempo, nem no espaço’ - é eterno!

    O tempo - as horas, os dias – São, efetivamente, a maior marca do que se gosta.

    “… por vezes forte, coragem de Leão, às vezes fraco assim é o coração…” ;)

    ResponderEliminar
  3. O amor não tem mesmo idade, assim espero e quero acreditar!!
    Adoro a tua sencibilidade...
    As melhoras para o teu avô :)

    PeterPan maravilha mesmo!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada MT.

      Ps - Vais no Sábado? Tenho confirmada a presença do poeta ahaha

      Eliminar
    2. Ai quero muito ir(mais que não seja espreitar) e quase de certeza que sim apesar da vergonha :)) Mas até dia 23 confirmo.

      Eliminar
  4. Tão Lindo Amorinha. Um amor, tu precisas de um Amor para encher esse coração tão lindo.
    Que o teu Avô fique em forma para fazer valer toda e qualquer concorrencia :)
    Gosto muito desta musica da Mariza e ainda gosto mais das palavras do PeterPan!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh que querida!! Ele chegará... a seu tempo...

      Obrigada :)

      Ps - Vais no Sábado? Tenho confirmada a presença do poeta ahaha

      Eliminar