quinta-feira, 21 de agosto de 2014

As tão desejadas...

A contagem decrescente chegara ao fim, estava oficialmente de férias!

Ao contrário de todos os outros anos, optei por uma semana sozinha. Precisava de uns dias para pensar. De me encontrar no meio de uma tempestade de Verão. E embora não lide muito bem com os planos prolongados sozinha, este ano a excepção foi regra e aventurei-me. A bem da verdade ia para um lugar que me é familiar - que adoro - e teria sempre a praia como companhia. Assim foi. Nos primeiros dias estranhei, mas depois entranhei e fui percebendo as vantagens.

Decidi explorar mais a zona, descobri refúgios paradisíacos. Todos os dias elegi uma praia diferente, em pleno Agosto mudava de praia, mas os habitantes temporários em pouco divergiam. Entre as famílias típicas, os grupos de amigos que contavam as experiências das noites anteriores, - que eu devo de estar a ficar velha porque já não me vejo a fazer metade! - os casais que discutiam, as crianças que gritavam e as que brincavam, os pais que reclamavam, o tic tac das raquetes, os senhores das bolas de Berlim (com creme!) e das caipirinhas, os vendedores ambulantes, o rebentar das ondas, o Sol e eu. Todos tinham de se ajustar uns aos outros. Menos eu. Fiz os meus horários, pude alterar de acordo com as minhas vontades. Mergulhei os problemas, as duvidas e os planos nas mais geladas aguas de sempre a Sul. Vi pores-do-Sol maravilhosos. Fiz compras de Verão excepcionais, com toda a calma do mundo, sem me preocupar com o relógio. Descansei. 


Recarreguei baterias para encarar o que vier com o discernimento necessário para tomar as decisões mais acertadas.

Dizem que se a vida nos dá limões, devemos fazer uma limonada. Tudo tem um lado positivo e eu até gosto do amargo do limão.

Não vou dizer que foram as melhores férias de sempre, claro que não! Mas foram - e ainda estão a ser - aquelas que vou recordar como minhas, só minhas, minhas até ao fim!

11 comentários:

  1. Nice... tivestes umas boas férias

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tive "coragem" para fazer "essas" férias... :-/

    ResponderEliminar
  3. Não é fácil, mas acho que estás a conseguir os teus equilíbrios. E quem te lê até serena.

    ResponderEliminar
  4. Que bom ler as tuas palavras. Eu não tenho direito a ferias, mas se tivesse, queria umas assim,sozinha, e cheia de coisas boas e por do sol assim...

    ResponderEliminar
  5. Fabulosas imagens a ilustrar o mais bonito de ti.

    ResponderEliminar
  6. Com a idade aprendemos a relativizar mais. Porque vamos dando menos valor a coisas que sobrevalorizamos no início da vida.
    Percebemos que afinal há coisas que não serão assim tão más de realizar, tão necessárias de existir… Que fazer umas férias a sós, não é sinal de abandono e que fugir da rotina dos dias, dos locais e pessoas do habitual, pode - deve - ser um sinal de crescimento.
    Sozinhos, temos a amplitude e a capacidade de nos centramos na nossa vida e não nos nossos dias - que são coisas muito diferentes. :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro Ir de ferias sozinha e revejo me no que dizes. Já se tornou uma pratica recorrente cá para os meus lados. É que isto de estar solteira ha algum tempo, faz com que comecemos a ganhar praticas solitárias que quando estamos acompanhadas, não vemos qualquer sentido em existirem.

    Mas Se vamos ficar a espera de alguém para fazer tudo, acabamos por não fazer é nada!

    PeterPan tu deves mesmo mesmo ter um grande coração. Tiro-te o chapéu!! E mais uma vez, palavras sabias.

    ResponderEliminar
  8. Desde já os meus parabéns, não tenho palavras para este excelente blog, absolutamente brutal. Descobri o blog hoje e tive a ler todos os posts…
    Não tenho “o post preferido”, porque no fundo gosto de todos, mas este texto fez-me reviver as minhas férias do ano passado que adorei. As primeiras sozinha, mas muito bem acompanhada!!!!!
    Adoro ver comentadores inspirados. E tu tens por aqui umas delícias.
    PeterPan, adoro os teus comentários!

    Obrigada! Há muito tempo que um blog não me absorvia assim.

    ResponderEliminar
  9. Também já tive umas férias assim no ano passado. Uma semana numa cidade desconhecida, sozinha sem conhecer ninguém. A minha “desculpa” para mim mesmo foi a de tirar um curso intensivo, se bem que numa semana, só deu mesmo para praticar o que já sabia. Fez-me muito bem. Afinal não preciso de ninguém para me divertir nas férias. E não ir de férias por não ter companhia, nunca mais. Reconheço que, por vezes, fazia-me falta ter alguém ali, do meu lado para comentar algo ou para ir tomar uma bebida. Todavia, quando estamos sozinhos conseguimos absorver melhor a realidade que nos rodeia e conseguimos apreciar melhor os pequenos prazeres da vida. Além disso, se estamos num país diferente, acabam sempre por falar connosco e ter uma palavra amiga. Adorei!

    ResponderEliminar
  10. Um ato de coragem sem duvida alguma, não sei se conseguiria, mas tenho a certeza que me iria fazer bem. Por vezes é tudo o que preciso, eu, o silêncio e eu. Em mim e no meu silencio vejo o meu refugio, o mar onde sei navegar sem medos.
    Adorei o teu blogue, espero ser uma visitante frequente uma vez que iniciei agora a minha caminhada neste mundinho. Será bem vinda tambem no meu cantinho :)

    ResponderEliminar
  11. Eu SÓ viajo sozinha, por exemplo. Acho fundamental dias para nós, só nossos, com maus hábitos, sem horários, ninguém a pressionar-me se eu for ao Prado e quiser ficar 2h sentada em frente ao Jardim das Delicias.

    ResponderEliminar