sábado, 2 de agosto de 2014

Prometo!

Sabem aquela altura em que somos estudantes - e achamos que é uma fase terrível, e só percebemos que afinal era mesmo das melhores - como nos diziam tantas e tantas vezes - quando mudamos para o estatuto de trabalhadores com responsabilidades acrescidas? - Pois bem, no final do ano lectivo dizia sempre: para o ano, vou começar a estudar mais cedo e organizar tudo atempadamente. Na altura dos exames vou estar mais descontraída sem estas pressões de fim de ano. Lembram-se? Também vos aconteceu?  Conversa de final de ano - e de inicio - mas a verdade é que acabava sempre da mesma maneira, sem alterações de maior. Assim foi, até à última frequência. 

O mesmo se passa com as conversas das solteiras que muito prometem e poucas cumprem. A conversa é sempre a mesma "quando tiver namorado, ele vai ter de respeitar o meu espaço, não abdico dos nossos jantares" a outra diz "ah, sim! Nada de se meter nas minhas amizades, vocês já existiam antes de ele sequer aparecer" e assim sucessivamente. Mas como sei o que a casa gasta, deixei em aberto a minha opinião. Só ouvi - eu que consigo ganhar a léguas o meu papagaio. 

Eu prometo continuar a jantar tantas vezes quanto as necessárias, mesmo que isso implique discussões e cenas de ciumes. [Prometo compensa-lo.] Prometo compreender quando o amigo precisar de um ombro, assim como ele terá de compreender quando as minhas amigas estiverem desiludidas ou tristes e precisarem de alguém que as oiça sem cobrar e muito menos julgar. Ou felizes e quiserem celebrar. Vale tudo, se elas precisam.

O pior, é que estas promessas sentidas, não ditas em vão, acabam por desvanecer quando encontramos alguém que nos faça palpitar o coração. As atitudes mudam, as desculpas aumentam e na na hora da verdade falhamos, como amigas. Não percebemos o grau de egoísmo na hora, nem na semana seguinte e muitas vezes nem nos anos que se seguiram, só percebemos quando estamos do outro lado, do lado das magoadas, decepcionadas que tudo o que precisavam era da amiga predisposta a apagar o fogo após uma explosão, onde se procuram os pedaços de um coração. Ou simplesmente, quando, ainda em brasas, precisa de um balde de agua fria para serenar a dor de um ferida profunda. Já estive nos dois lados desta história, e aprendi a lição.

Se a base de uma relação passar pelo respeito e compreensão, tudo na vida tem outro valor. Todos os amores são importantes. Todos!

E aos "namorados" que não compreendem o que tanto se faz num jantar de amigas, eu esclareço: sim, também falamos do sexo oposto - de vocês, das surpresas e das atitudes menos boas, julgamos ou amenizamos, depende - mas na maior parte das vezes  tudo o que se faz de errado é falar de trivialidades, algumas futilidades, rimos das coisas mais simples, abstraímos-nos de um mundo cruel, invejoso e maléfico lá fora. Só. 

Aos meus amores relembro, porque nunca é demais: a minha porta está sempre aberta. Não importa a hora, nem o motivo. Se precisam de cá bater. Eu abro.

41 comentários:

  1. Depois vêm os filhos e já não são os namorados os únicos culpados, é toda uma família dependente de uma pessoa só e as mães, que também são mulheres, e que outrora também tiveram e foram amigas, ficam posicionadas no meio, em terra de ninguém... Não conseguem ser amigas nem ter amigas em plenitude. Não têm tempo para dar nem receber dos outros. É tramado! Na desgraça, uma solteira sem a atenção das amigas, ainda pode ir ao cinema, ás compras, ao salão de beleza, á praia, sei lá.. Uma mãe, na desgraça e sem o tempo das amigas, fica em casa a lavar rabos, a fazer sopas, a arrumar brinquedos... E não pode prometer nada, porque os filhos são o seu bem mais valioso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as que com filhos, marido, casa para tratar conseguem dar assistência ás amigas... merecem tudo! Obrigada minha amora!

      Eliminar
  2. A eterna questão das “promessas leva-as o vento” … Acho que todos (pelo menos em parte) já quebramos a promessa por estarmos demasiado embebidos pelo amor. Esquecemos de manter o equilíbrio entre a amizade e o amor, entre o tempo desfrutado com aqueles que já faziam parte da nossa vida e aqueles que agora entram. Não é fácil, mas também não é impossível. E estar numa relação não significa fazer tudo o que outra pessoa faz ou viver em função dela … isso não é uma relação é uma “prisão”. Mais cedo ou mais tarde, alguém se sente sufocado e depois só resta mesmo aqueles que sempre fizeram parte da nossa vida. Apesar de difícil, numa relação há que manter os “pronomes todos estimados”: eu (respeito por mim própria), tu (respeito pela outra metade), nós (respeito pela relação) e ele/ela/vós/eles/elas (respeito por quem nos rodeia).

    Nina
    http://momentosemcapsulas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nos esforçarmos um bocadinho... não ficamos só pelas palavras... Mas sim, com respeito tudo se consegue. ;)

      Já visitei ;)

      Eliminar
  3. Boas...

    Segundo um artigo que li, aquela chama inicial do amor, dura um ano, mais coisa menos coisa, isto segundo os peritos!!Depois é uma certa habituação misturada com rotinas! Há que criar estratégias que permitam vencer isso mesmo. Desde que tais, não metam em causa o respeito confiança e liberdade de cada um!

    ResponderEliminar
  4. Quando se esta no inicio de uma paixão e se passa mais tempo c o objeto da paixão do que com os amigos, é perfeitamente compreensível. E os amigos, se verdadeiramente amigos, compreenderão. Passado esse estado, o equilíbrio é obrigatório"! Aguardava comentario de Peterpan, mas estou a ver que fugiu !!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas se conseguirmos um certo equilíbrio de inicio não é assim tão mau ;)

      Eliminar
  5. Há alturas na vida em que precisamos mudar. Ter essa coragem!

    Precisamos sair da nossa zona de conforto e aceitar que há ‘princípios’ (que muito prezamos), que podem ser naturalmente infringidos por força de um sentimento maior.

    Abrir os braços aos começos, agradecer e desejar que a vida (tantas vezes previdente) nos conduza pelo melhor caminho - é o que nos resta esperar.

    É preciso ter humildade para admitir que não estamos sempre certos! Que pedir desculpa por erros e falhas, é sinal de maturidade e não de fraqueza.

    E depois deste exercício, urge imediátamente virar a página e seguir em frente.
    Seguir em frente - com aqueles que valem a pena, com os que nos compreendem e que conseguem fazer o exercício contrario.

    É que uma mudança, naturalmente ‘imposta’ por outra mudança, é um momento de renovação.
    E para a viver em pleno e aproveitar tudo o que de bom tem para nos dar, é preciso muitas vezes pisar o risco, (e ser tudo aquilo que não queríamos ser).

    Projetar o olhar no horizonte, confiar (muito) no que está por vir e tentar que o equilíbrio impere depois do estado de graça.

    Com Fé - Fé em nós, nos que verdadeiramente gostam de nós e em tudo o que de bom podemos dar e receber.

    Uma certeza – Todos já foram um dia -‘ maus amigos’!

    Ter a humildade de o reconhecer e a vontade de fazer diferente, é o que verdadeiramente importa!
    Mas não façamos dessa certeza, o futuro.

    Prometer - é sem dúvida, um bom princípio!

    Manter esta promessa firme, e ter a certeza de que quando fazemos a nossa (melhor) parte, o resto vem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não fugiste PeterPan!! :)) Sempre tão pertinentes os teus comentarios.
      A Amorinha que maravilha teres quem comente assim os teus post! :)

      Eliminar
    2. Reconhecer, é o grande passo :)

      Eliminar
    3. PP, devias arranjar um blog para ti, até já tens nome.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. É que não são comentários, são dissertações! Por isso proponho um espaço teu para também te expressares extensivamente. Ficávamos todos a ganhar!

      Eliminar
    6. Permitam-me a que comente...
      Desconhecia que PeterPan não era blogger. Parece-me que a sugestão de STC seja bastante valida.
      De qualquer forma e neste caso ' O todo é a soma das partes' e as ' dissertações' de Peterpan em forma de comentario aos textos de Amorinha dão imensa piada ao blog há que convir.
      Por mim e aqui - gosto 'do todo' e das 'partes'!!

      Eliminar
    7. Acordei!!!
      Amorinha tu sabes que adoramos os teus textos, adoramos de paixão!!!
      Mas desculpa lá STC, não mandes as "dissertações do PerterPan para parte alguma, é aqui que elas fazem sentido de existir!!
      Eu adoro a minha Blogger e quero ler os comentarios do PeterPan (e chamem o que lhe quiserem) aos textos da Amorinha!!!
      Obrigada!!

      Eliminar
    8. STC que deselegância da sua parte, desculpe!

      Eliminar
    9. Eu não sei quem fica a ganhar, mas a perder sei!

      Eliminar
    10. Bom, é com grande tristeza que assisto aos comentários anteriores. A STC simplesmente incentivou o Peter Pan a ser protagonista de um blog, e veio no prolongamento de uma conversa privada entre os dois, ocorrida já a algum tempo. Pensei mesmo que vocês iam adorar a ideia. Ninguém pediu para que não escreva, todos - inclusive eu, claro! - lhe reconhecemos o talento nato. Daí e concordo com a STC em o incentivarmos. Foi, e é suposto ser só um incentivo.
      Os comentários passaram a moderados, porque recebi alguns extremamente ofensivos. Não é objetivo que hajam alterações a nível de politica de liberdade, tanto que publiquei mesmo que os menos simpáticos.
      Sempre adorei a liberdade com que escrevem, partilham ideias e até se comunicam entre vocês, mas é suposto ser um espaço Feliz.
      Estou profundamente desiludida.

      Eliminar
    11. Amorinha não percebo a tua tristeza em relação a este assunto, mas respeito.

      Se já tinham comentado em privado que PeterPan deveria ter um Blog (e acho muito bem que o crie) então qual a necessidade de um comentário tão desagradável?!

      Eu ponho-me na pele do PeterPan como comentador e não gostaria de ler “É que não são comentários, são dissertações!”

      Reforço, que é a magia dos teus textos que prende tanta gente, inclusive a mim. Os comentários do PeterPan em nada te prejudicam, penso!! Haverá algum medo de perderes a tua identidade individual?! Não me parece que isso esteja em causa! O Blog é teu e nós só comentamos!

      E como seguidora te digo, que todos estes comentários sejam la de que forma for, só valorizam o teu cantinho.

      Eliminar
    12. Mas desiludida porquê Amorinha?!

      Bem, se o meu comentário foi um dos que entendes-te menos simpático, peço desculpa. Mas não me ocorreu outra coisa depois de ler o comentário de STC.

      Todos somos comentadores, cada um à sua maneira. É ótimo que possas moderar tudo o que aqui se diz, mas também é muito bom haver liberdade de expressão.

      Eu gosto dos comentários do PeterPan, pronto gosto! E não acho que sejam dissertações nem que sejam excessivamente longos ou post’s isolados dos teus temas. Quem me dera a mim ter a capacidade de fazer comentários idênticos ao teu blog!!

      Eu acho o teu blog excelente!!

      Força ai Amorinha e nada de tristezas!! Vai um post novo? ;)

      Eliminar
    13. Antes de mais, obrigado mais uma vez pelo incentivo e pelas palavras.

      Mas não podia deixar passar em branco todos comentários que entristeceram a Amorinha.

      Como a nossa blogger referiu, todo este incentivo já tinha sido demonstrado anteriormente em privado, e de maneira alguma, o entendi como ofensivo ou muito menos desencorajador de comentários da minha parte. Estão a fazer-se juízos de valor errados, sobre o comentário da STC.

      Acho muito bem que passes a moderar os comentários, pois isso em nada vai alterar o funcionamento do blog e até acho que melhora.

      Amorinha, as minhas palavras serão sempre encorajadoras da tua escrita, porque adoro, porque são elas que brilham e fazem deste teu blog, o tão especial que é.
      Não te quero desiludida, porque este é o teu lindo espaço que tens de preservar e manter com muito carinho.

      O meu incentivo será sempre, para que nunca pares de nos presentear com os teus lindos textos.

      Eliminar
    14. PeterPan acho muito bem teres vindo esclarecer a essencia do comentário que desencadeou os restantes.

      Mas para quem lê tudo, e quando digo tudo é textos e comentários, não so os teus mas ou restantes, todos ficamos com uma opinião sobre o que se lê.

      Esta foi a minha, e demonstrei! Continuo a achar que foi desagradável le-lo, ainda para mais se já tinham falado no assunto em privado.

      Mas cada um sabe de si. Eu por mim dou por encerrados os meus manifestos.

      Eliminar
    15. Ui! Que grande desassossego que aqui vai. Ao PP que se viu obrigado a contextualizar e à Amorinha que achou por bem também se justificar, eu prometo para a próxima fazer um comentário anotado. Quanto aos ofendidos, obviamente que não me justifico e palavra que não vos julgo porque, às vezes, também eu fico a apanhar conversas e faço os meus próprio filmes. O ser humano é assim... Julga primeiro e esclarece depois.

      Eliminar
  6. Todos falhamos promessas, todos! Na escola, no trabalho, nas amizades... Eu gosto de saber que falho para poder depois fazer diferente, ou pelo menos para tentar fazer...
    É como dizes Amorinha - A base é o respeito - sempre!

    PeterPan que pensamento maravilhoso. Que ser de luz és!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é perfeito... Mas aprendemos muito com os erros. ;)

      Eliminar
  7. Leio os teus textos e revejo me. Eu fui assim...eu sou assim!! A deliciosa simplicidade com que descreves e escreves faz-me reportar ao passado e projetor o futuro, assim...aquele, que também queres para ti. Eu sou assim !! Adoro!
    Depois vem o comentário do Peterpan e derruba nos de sonho! A forma com entrelaça os pensamentos é maravilhosa!! Tão depressa sei o que pensa, como de repente me envolve num misterioso, mistério!! Adoro!

    Obrigada aos dois! Vocês são de certeza seres muito lindos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilhoso é ter pessoas como tu a comentar. Obrigada pelas tão carinhosas palavras :)

      Eliminar
  8. Olá Amorinha mais um grane post!! E sim, é sempre assim,quando aparece quem nos faz palpitar o coração, para alem dos medos todos iniciais de nos entregarmos, depois desses medos se esvairem, começa o estado 'olhos da paixão' e ai se os nossos amigos forem daqueles mesmo especiais, vao compreender. Prometer, pode ser um caminho mas contar falahar tambem!!

    PeterPan que dizer!! É maravilhoso ver essas frases soltas que 'atiras' como comentario maravilhoso a estes textos lindos da Amorinha. Como se lê num comentario acima - Vocês são mesmo uns lindos seres! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo, acho que é como a família, sabemos que aconteça o que acontecer na relação... sabemos que elas/eles vão estar sempre lá.

      ;)

      Eliminar
  9. Olá!
    Sou Editora e Blogger tambem. Trato-te por tu, porque parece que ja te conheço...
    Tenho acompanhado todos os teus posts, e gosto mesmo muito do que escreves e a simplicidade com que o fazes.
    Resolvi hoje deixar aqui uma palavra, porque hoje me aconteceu uma historia identica ao que descreves aqui, e vi uma oportunidade de te falar"!
    Se me premites, a unica critica que tenho a fazer ao teu blog é mesmo o espaçamento que deixas entre posts. Para quem já tem 10 000 fãs (e olha que é bastante) não deverias estar tanto tempo sem escrever e presentiar os teus seguidores.

    Uma palavra deixo tambem a um dos teus comentadores, o PerterPan.
    Deixe que lhe diga que tem um Dom! Não sei se tem blogue, se escreve ou se são textos pontuais os que publica e comenta aqui, mas tem uma sencibilidade acima da media em tudo o que escreve.

    Em todos os posts que li da blogger e que tinham um comentario seu, deixa-me a pensar que se complementam de tal forma, que juntaria todos os posts deste blogue com os seus comentarios e daria um livro de cronicas maravilhosas.

    Não parem... que eu não vou parar de vos ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisa,

      Aproveito o "à vontade" e tratamos-nos por tu.

      Antes de mais, muito obrigada pelas palavras. Ainda bem que aconteceu esse "episódio"...

      A critica construtiva é sempre bem-vinda. Eu mesma me sinto em falta, e estou a tratar de reduzir o espaçamento, mas o tempo, sempre o factor tempo trocam-me as voltas.

      Seguindo a linha do titulo, prometo continuar e espero não desiludir ;)

      Quem sabe um dia não pensamos a sério nessa ideia ;)

      Obrigada por seguir o blog :)

      Eliminar
    2. E tratamo-nos por tu com muito gosto!

      E porque não...basta continuarem a encantar-me cada vez que vejo que publicas-te.

      Quem sabe um dia... não nos conhecemos os três, num desses eventos que organizas, e o assunto começa a tomar forma...

      Eu cá estarei...Atenta ;)

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Agora fiquei curiosa com o que vai acontecer a partir daqui!

    Vamos ver o efeito desses comentários nos posts seguintes.

    ResponderEliminar