segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O meu dia!

Era uma vez, uma adolescente com 16 anos que ficara grávida, estávamos no inicio dos anos 80.

Embora não fosse raro, havia sempre a alternativa - a anos luz da liberalização! - e essa fora colocada na mesa. Mas quando esse dia chegou, pediu a uma força superior que a ajudasse a tomar a decisão acertada e na hora da incerteza pediu que se não tivesse de o fazer que lhe desse um sinal. No mesmo instante, começou a chover. Coincidência ou não, foi graças a uma tempestade que cá estou.

Este é oficialmente o meu dia.

Nesta data, é inevitável fazer a retrospectiva do Passado, analisar o Presente e formalizar os desejos para o Futuro. É obrigatório meter na balança - na minha! - os aspectos positivos e negativos. Este ano em particular, foi uma dura batalha, pessoal e profissional, superada da melhor maneira possível. E foi no meio desta guerra - num fogo cruzado - que nasceu o blog - uma das melhores recordações dos já passados trinta e três. 

Seria muito ingrata para com a vida, se dissesse que fora madrasta comigo. Por isso, vou simplesmente agradecer a maior dádiva que alguém pode ter, a oportunidade de viver - literalmente. Acreditar que terei muitos e muitos anos, com o que de melhor ela tiver para me oferecer e enfrentar o que de menos bom me contemplar de vez em quando. Agradecer também aos que me rodeiam - de coração aberto - e me aceitam como sou. Aos que sem saberem através dos gostos, comentários e mensagens me enriqueceram - bem mais do que possam imaginar.

Gosto que seja um dia carregado de carisma. 

No entanto, a importância que ganhamos neste dia deixa-me desconfortável. O telefone toca o dia inteiro e repetimos o tempo todo "Obrigada! Muito obrigada!" e o sorriso vem naturalmente anexado a cada telefonema - até deixam uma dor `boa´ nas bochechas.  

Pensando  bem, é a palavra mais correcta: obrigada! Um bem-haja a todos os que fazem genuinamente parte da minha vida, não teria gracinha nenhuma sem vocês!

De madrugada, ao fechar a janela pingava grosseiramente. Sabe-se lá porquê acho sempre que a chuva - só neste dia - é um bom pressagio. Ao abri-la o mesmo cenário. Espero que seja a confirmação de que se avizinha um excelente ano.

Aniversário molhado, aniversário abençoado. 

8 comentários:

  1. Então parabéns! :)
    Que este dia coincidente de inicio de um novo ano de idade, seja também um inicio de um ciclo carregado de coisas boas e que venha para ficar.
    Quando das batalhas sentimos que ganhamos a guerra, e de lá conseguimos sair ainda mais forte, é uma ato de vitoria de nós mesmas. Conseguir amadurecer com as experiencias é para os vitoriosos!
    Que tenhas um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Defendo que a amizade que sentimos por alguém começa nesse alguém, e não em nós.
    Mais do que somos e da maneira que gostamos, é o que a outra pessoa é, o que a outra pessoa faz, que nos provoca a reação.

    Assim, quando se gosta - da amizade de alguém - o mérito não será apenas nosso, mas muito mais da capacidade do outro despertar tal sentimento no nosso coração.


    Entendo também que estas coisas da amizade não são estáticas: não se gosta desde sempre, nem sempre da mesma forma.

    O que liga duas pessoas resulta de ciclos de vai-e-vem, de causa-efeito.

    O segredo de uma relação não tem assim a ver com o princípio, mas antes com a capacidade de construir.

    Não tem a ver com o que se sente num determinado momento, mas com a capacidade de reviver laços. De os manter sempre num ciclo crescente, que se repete, às vezes com coisas novas, às vezes com as costumeiras coisas velhas. Aquelas já tão nossas, que nos sossegam só de as saber. Só de as repetir.

    E contigo é assim… Especial!

    És especial! És especial para mim!

    Tenho te do outro lado, do lado de dentro do peito, mesmo juntinho ao coração.

    Desejo-te de Um grande e feliz dia de anos, repleto de coisas boas :D

    ResponderEliminar
  3. Parabéns :)

    http://beinbetween.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! :)
    Há datas num ano que não podemos esquecer, hoje é com certeza uma delas. Os aniversários não servem para relembrar que estamos mais velhas um ano, mas sim que temos mais um ano de experiências e vivências na nossa “bagagem pessoal”. E a festa no olhar e o carinho das pessoas neste dia servem para lembrar que ainda temos muito mais para viver, rir e aprender.
    É um início de uma nova etapa, que desejo que seja repleta de vitórias.

    Nina
    momentosemcapsulas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabens!!!
    Que este ano, que agora se inicia, te traga tudo de bom e o que mais desejas para ti e para os teus.
    Como diz PeterPan, és especial e por isso o teu blog é tão fabuloso.
    Votos de um excelente dia*

    ResponderEliminar
  6. Que o teu dia, seja o inico de muitos dias - felizes ou mais felizes.
    Que a chuva te traga boas novas.
    E que a amizade, tão pura como aqui se lê, te dê alento e amparo na tua caminhada.
    Muitos Parabens!!
    E Bem-hajas tu - no mundo da Blogosfera.

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns, e que para além de desejar um dia em grande, que seja em ano em grande :D

    ResponderEliminar
  8. Muito, muito obrigada!! Com a bochecha a doer :D

    ResponderEliminar