segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Rescaldo das festas... Parte 1

O Natal, o jantar familiar, esperávamos doze à mesa. Aquele dia em que se pôs a toalha de Natal, o conjunto da vista alegre que só se usa em datas especiais, o faqueiro que deve de ficar de herança, já para não falar nos copos de vinho, de agua e nos guardanapos! Tudo como manda a ocasião. Ok, confesso, ninguém liga a isso, só eu, mas eu bem digo que há vantagens e como sou quem põe a mesa, não há coragem para alterações ou reclamações superiores.

A primeira hora, por norma, flui naturalmente, onde se contam as novidades - boas e más. Mas algum tempo depois… O primo que foi pai por “acidente” mas que o fruto é a luz dos nossos olhos, deixa de fazer sentido comentar, o tio que foi traído ou as zangas familiares, já há muito que não animam o jantar e eis que se aproxima o momento da temida pergunta, desta vez, pelo Patriarca… Então, quando te casas? Mesmo não sendo uma pergunta inesperada, é aquela que agradecia que não fizessem. Primeiro, porque não sei responder, e acho de mau tom, não responder ao que perguntam e depois porque é aquele momento, aqueles derradeiros minutos em que ficas com um sorriso amarelo e em que te lembras que já devias de estar numa outra condição que não a de solteira(ona). E se esta não bastasse, segue-se a piada do “vais ficar para tia?” que ainda me deixa mais bamba que a pergunta anterior… E antes que dissesse alguma coisa a Matriarca responde: ela é que é esperta! Assim é que estás bem. E eis que volto ao planeta terra, meto um sorriso na cara e respondo: quem sou para contrariar. Entre risos e a boa disposição da ceia natalícia lá se passa para a "próxima vitima". E penso para mim: será que ninguém percebe que não foi opção? Aconteceu.




9 comentários:

  1. AB
    Aahahahah ao ler este pedacinho da tua experiencia pareceu-me ter um deja vu!! Ainda não tenho 30 mas nunca apresentei namorados a família, pok da poucas relações que tive nenhuma durou muito tempo! e este tipo de comentários são muito frequentes...e de facto eles não percebem que não é uma opção, acontece!

    ResponderEliminar
  2. Eu faço 30 este ano, e também respondo a estas pergunta muitas vezes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda Pipa! Não te preocupes, passar os 30 não custa nada! :)

      Eliminar
  3. Tenho 27 anos e há pelo menos uns 5 que os sogros da minha prima, em todas as festas possíveis e imaginárias em que nos cruzamos, perguntam "Então, quando é que nos envia o convite para o casamento??". Devia ser considerado crime. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem 8 nem 80... Aos 22 também não era cedo? :D Devia de ser não! Nas minhas leis é crime! :D Bem-vinda!

      Eliminar
  4. Maravilhoso...lol Reflexo de mtos que nascemos em 70's e 80's e continuam a manter o mesmo estado civil... Eu tenho 37 e digo-vos: Acontece mesmo!!

    ResponderEliminar
  5. estou literalmente a 58 dias dos meus tão "temidos" 30 e posso-te garantidamente dizer... ''será que ninguém percebe que não foi opção? Aconteceu.'' quem no seu perfeito juízo, salvo raras excepções, escolhe ficar sozinho sem amor num canto com os cães e gatos já que nem esses, por vezes, não têm hipótese de se porem ao piro!!! e pior ainda, lá em casa/família a culpa é do feitio. desse gajo maldisposto que nos empina o nariz. ou ser muito esquisita, muito selectiva, blá blá blá. que outro motivo válido estaria uma gaja sozinha há tanto tempooo????
    chego à conclusão que mais vale meter mesmo o sorriso amarelo enfadonho e deixar todos a pensar que se calhar tadinha... sou lésbica! Só pode! :)

    solidariedade feminina* belo blog.

    ResponderEliminar